A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição comum que pode aumentar o risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e problemas renais.
Veja Mais:
26 de Abril – Dia Nacional De Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Felizmente, uma alimentação saudável pode desempenhar um papel importante na prevenção e no controle da hipertensão. Aqui estão alguns alimentos que pode ajudar nesse sentido:
Frutas e vegetais
São fontes naturais de potássio, um mineral que pode ajudar a reduzir a hipertensão. Opte por alimentos como bananas, laranjas, abacates, espinafre, brócolis e batata-doce, que são ricos em potássio. Além disso, frutas e vegetais são ricos em fibras e antioxidantes, que também podem contribuir para a saúde cardiovascular.
Grãos integrais
Aveia, quinoa, arroz integral e pão integral, são ricos em fibras e nutrientes que podem ajudar a controlar a pressão arterial. As fibras solúveis presentes nesses alimentos auxiliam na redução dos níveis de colesterol e na estabilização da pressão arterial.
Ômega-3
Peixes como salmão, sardinha e atum são ricos em ácidos graxos ômega-3, que têm propriedades anti-inflamatórias e reduzem a hipertensão. O consumo regular desses peixes, pelo menos duas vezes por semana, pode trazer benefícios à saúde cardiovascular.
Oleaginosas
Nozes, castanhas, amêndoas, avelãs são fontes de gorduras saudáveis, fibras e minerais, como magnésio e potássio. No entanto, é importante consumi-los com moderação, devido ao seu alto valor calórico.
Produtos lácteos com baixo teor de gordura
Leite, iogurte e queijos com baixo teor de gordura são fontes de cálcio, um mineral que desempenha um papel importante na regulação da pressão arterial. Certifique-se de escolher versões com baixo teor de gordura, a fim de evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas.
Leguminosas
Feijões, lentilhas, grão-de-bico e ervilhas são alimentos ricos em fibras, proteínas vegetais e minerais como potássio e magnésio, e regulam a pressão arterial. As leguminosas também têm baixo teor de gordura saturada, o que é benéfico para a saúde cardiovascular.
Alho
O alho tem sido associado a efeitos benéficos contra a hipertensão. Alguns estudos sugerem que o alho pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação.
Chocolate amargo
O chocolate amargo com alto teor de cacau pode ter efeitos benéficos na pressão arterial. O cacau é rico em compostos chamados flavonoides, que têm propriedades antioxidantes e podem ajudar a melhorar a saúde vascular. No entanto, é importante consumir com moderação e escolher versões com baixo teor de açúcar.
Lembrando que a prevenção e o controle da hipertensão envolvem não apenas a alimentação,
mas também outros fatores de estilo de vida, como a prática regular de atividade física, o
controle do estresse, a moderação no consumo de álcool e a manutenção de um peso
saudável.
Nós do Grupo SAID entendemos que cada indivíduo possui necessidades únicas. Por isso, o atendimento nutricional ofertado pelos contratos da empresa são de acordo com a saúde e rotina dos pacientes, sendo totalmente personalizado.
Texto por Helen Silva
CRN: 18100669