10 passos para manter uma boa alimentação na terceira idade

10 dicas para uma boa alimentação

No post de hoje, separamos 10 passos para manter uma boa alimentação na terceira idade

Veja mais:
Cuidados básicos para a saúde do idoso

Variedade alimentar

Consuma uma ampla variedade de alimentos para garantir uma ingestão adequada de nutrientes essenciais. Inclua frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras, laticínios com baixo teor de gordura e gorduras saudáveis, como as encontradas em peixes, abacate e nozes.

Hidratação adequada

Mantenha-se bem hidratado, bebendo água regularmente ao longo do dia. A desidratação é um problema comum entre idosos, então lembre-se de beber água mesmo se não sentir sede.

Controle do tamanho das porções

Ajuste o tamanho das porções para atender às necessidades calóricas individuais. À medida que envelhecemos, nossa necessidade energética tende a diminuir devido a mudanças no metabolismo. Por isso, é importante evitar porções excessivas que possam levar ao ganho de peso indesejado.

Fibra dietética

Consuma alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas, legumes e feijões. A fibra auxilia na digestão, previne a constipação e ajuda a manter um peso saudável.

Controle do sódio

Reduza a ingestão de sódio, limitando o consumo de alimentos processados e salgados. O consumo excessivo de sódio pode aumentar a pressão arterial, o que é especialmente relevante para os idosos, que são mais propensos a ter hipertensão.

Cálcio e vitamina D

Idosos lanchando ao ar livre
Piqueniques podem ser opções muito agradáveis para consumir alimentos saudáveis ao ar livre.

Consuma alimentos ricos em cálcio, como laticínios com baixo teor de gordura, tofu, sardinhas enlatadas e vegetais de folhas verdes escuras. Além disso, obtenha vitamina D suficiente por meio da exposição solar segura e/ou suplementos, para promover a saúde óssea.

Evite o consumo excessivo de açúcar

Reduza a ingestão de açúcares adicionados, como os encontrados em refrigerantes, doces e produtos de panificação. Prefira alimentos naturais e doces saudáveis, como frutas frescas.

Proteínas adequadas

Certifique-se de consumir proteínas suficientes para manter a saúde muscular e a função imunológica. Fontes de proteína saudáveis incluem peixes, aves, ovos, feijões, nozes e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

Nutrientes antioxidantes

Inclua alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e legumes coloridos. Esses nutrientes ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres e promovem a saúde do cérebro e do coração.

Consulte um nutricionista

Cada pessoa é única, e um profissional especializado em nutrição pode personalizar um plano alimentar adequado às suas necessidades individuais. Um nutricionista pode ajudar a identificar deficiências nutricionais, orientar sobre suplementação, adaptar a dieta para condições de saúde específicas e fornecer um suporte individualizado.

Lembrando que é sempre importante consultar um profissional de saúde antes de fazer qualquer alteração significativa na alimentação, especialmente se você tiver condições de saúde pré-existentes. Portanto, um nutricionista especializado em nutrição geriátrica será capaz de oferecer uma orientação personalizada para atender às suas necessidades individuais durante a terceira idade.

Por isso, o Grupo SAID oferece atendimentos residenciais com uma nutricionista especializada, para entrega da qualidade e compromisso com o cuidado.

Texto por Helen Silva
CRN: 18100669

Comaprtilhe:

Posts Relacionados