Febre Maculosa

É uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria rickettsia rickettsii. O carrapato estrela não é o que encontramos em cachorro e sim em animais de grande porte, como bois, cavalos, capivaras etc.

Para que ocorra a transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos 4 horas fixado na pele das pessoas. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Os sintomas geralmente são semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, falta de apetite, desânimo. Consequentemente, aparecem pequenas manchas avermelhadas que crescem. Essas lesões podem apresentar pequenas hemorragias sob a pele, surgindo em todo o corpo, palma das mãos e planta dos pés. O médico deve observar o histórico do paciente, se ele esteve em regiões onde há cavalos ou animais silvestres. Os sintomas levam em média de 7 a 10 dias para se manifestarem, e a partir daí, o tratamento deve ser iniciado imediatamente (no máximo em 5 dias), para que a doença não se agrave. A febre maculosa tem cura desde que o tratamento seja iniciado nos primeiros dois ou três dias. A doença pode comprometer o sistema nervoso central, rins, pulmões e lesões vasculares e levar ao óbito.

Como forma de prevenção, é muito importante que as pessoas quando entrarem em locais de mato, estejam de calça, camisa comprida e botas.

 A febre maculosa é mais comum entre os meses de junho e novembro.

Esteja atento ao aparecimento dos sintomas e procure imediatamente um médico para diagnóstico e tratamento.

Comaprtilhe:

Posts Relacionados