Febre em idosos

Caracterizada quando a temperatura corporal está acima de 37,5C, normalmente vem associada a gripes/resfriados, infecções, doenças inflamatórias ou autoimunes. A febre pode vir acompanhada de mal-estar generalizado, frio excessivo, ausência de sudorese mesmo quando a pele do idoso está claramente mais quente do que o usual, calafrios, dentre outros sintomas. Porém para se ter certeza da condição, é necessário efetuar a medição com um termômetro.

Alguns métodos para auxiliar a baixar a febre incluem:

  • Banho: auxilia a baixar a febre e deve ser feito com uma temperatura bem agradável, nem quente nem frio. Durante e após o banho é importante evitar circulação de ar.
  • No caso de resistência ao banho:  deixá-lo com pouca roupa e umedecer a pele com uma toalha úmida e/ou abaná-lo com um travesseiro ou peça de roupa. Isso já auxilia na perda de calor.
  • Sempre manter o idoso hidratado, ainda mais na presença desse quadro.

Em caso de febre evite agasalhar em excesso o idoso, seja com casacos ou cobertas, pois dificultam a perda do excesso do calor e aumentam ainda mais a temperatura corporal.

A hidratação deve ser observada, mas cuidado com café e chás, pois podem potencializar a desidratação e o organismo terá maior dificuldade de transpirar e perder calor.

A avaliação médica é de extrema importância e, antitérmicos só devem ser administrados quando prescritos.

A SAID oferece serviços de cuidadores de idosos com treinamento para cuidar dessas situações e de toda uma equipe multidisciplinar para auxiliar no que o idoso precisar.

Comaprtilhe:

Posts Relacionados