É um fato: o Brasil é um país que está envelhecendo.
Ao mesmo tempo, a população já existente de idosos está avançando na longevidade.
Apesar dos problemas naturais do envelhecimento, boas expectativas vêm junto com a madureza. Estudos demonstram que pessoas com 80 anos sentem-se mais felizes do que as com 70 anos.
Mas a caminhada para um envelhecimento sadio e ativo deve começar bem antes. Nunca é tarde para fazer algumas mudanças e mesmo que você tenha negligenciado alguns hábitos saudáveis na sua juventude, ainda é tempo de fazer algumas modificações no seu estilo de vida. Você pode reduzir os riscos de doenças cardíacas, câncer e fraturas ósseas apenas alimentando-se corretamente e fazendo alguns exercícios.
A SAID preparou algumas dicas para quem já está chegando aos 60 anos e quer ultrapassar com vivacidade e saúde os 80 anos.
Cuidados com a pele
O uso de protetor solar previne rugas e protege a pele contra o envelhecimento. Isso sem falar no câncer de pele. Os benefícios deste hábito não são obtidos apenas se começarmos jovens, embora isso ajude bastante. Você pode começar na meia-idade. Use um produto com fator de proteção solar (FPS) 30, pelo menos.
Exercícios – devagar e sempre.
Exercícios podem estimular o fluxo sanguíneo para o cérebro e facilitar o crescimento de novas células nervosas. Pesquisas indicam que exercícios regulares na meia-idade podem reduzir os riscos de degenerações cognitivas e de memória em até 39 por cento. Não é preciso participar de maratonas, mas 30 minutos de caminhada ou bicicleta , entre três e cinco vezes por semana são suficientes para melhorar a sua circulação sanguínea.
Musculação – não é só para os jovens
Exercícios para fortalecer músculos praticados com frequência regular são muito benéficos para retardar e até reverter o envelhecimento muscular nas pessoas mais velhas. Certifique-se de praticar exercícios aeróbicos e musculação em sua rotina de vida. Mas sempre com a orientação de profissionais.
Fortalecendo o equilíbrio
Ao escolher uma forma de exercício, considere Tai Chi ou outro tipo de prática focada nos movimentos e no equilíbrio do corpo. Isto pode ajudar você a prevenir futuras quedas e contusões. A prática do Tai Chi pode ajudar a reduzir as chances de quedas pela metade, pois exercita os seus movimentos e a sua capacidade de equilibrar-se.
Cuidando do sal.
A pressão arterial tende a elevar-se ao longo da vida, e o sódio é o vilão porque ele causa aumento de pressão sanguínea. Muitas vezes, o sal está escondido em alguns alimentos, tais como comidas processadas e industrializadas, embutidos, enlatados, biscoitos ( mesmo os doces) e pães. Uma dieta mais natural, com menos comidas industrializadas é sempre uma recomendação padrão dos nutricionais. Por isso, consulte esse especialista, ou um endocrinologista, se você já possui problemas de pressão.
Mudando hábitos alimentares.
O nosso metabolismo fica mais lento à medida em que envelhecemos, o que faz com que nossa dieta deva ser menos calórica. Isto significa que você deve ser mais seletivo na sua escolha de alimentos e dar preferência àqueles com mais nutrientes. Boas opções são saladas, verduras, frutas, e alimentos enriquecidos com vitaminas, como cereais e leite. É aconselhável também reduzir bastante o consumo de doces, guloseimas e refrigerantes açucarados, pois eles contêm calorias vazias. Entretanto, uma pequena porção de chocolate amargo ou meio amargo não precisa ficar de fora dos seus hábitos alimentares.
De olho nas gorduras
Embora seja público e notório que gorduras saturadas são um perigo para suas artérias e veias, muita gente desconhece que elas também danificam sua memória e concentração. Ainda que seja boa ideia reduzir o consumo de gorduras saturadas (p. ex.: carnes vermelhas gordas e manteiga), é igualmente importante acrescentar gorduras boas à sua alimentação. Exemplos desses alimentos são peixes como salmão, sardinha, atum, anchova e robalo. Essas gorduras são importantes para o cérebro e o coração.
Fazer o bem faz bem
Já foi amplamente demonstrado que as pessoas que interagem socialmente com seus familiares e amigos correm riscos mais baixos de perda de memória e, geralmente, possuem uma mente afiada. Da mesma forma, a prática de trabalhos voluntários já foi associada à longevidade e baixas taxas de problemas cardíacos. Quanto antes você começar, melhores serão os seus benefícios.
Sempre aprendendo
A busca de novas experiências mantém a mente jovem e saudável porque criam novos caminhos no cérebro. Aprenda a falar uma nova língua, a tocar um instrumento musical ou dedique-se a um passatempo interessante. Isso pode levar você a fazer novas amizades, e expandir suas opções de divertimento que enriquecerão sua vida.