Hoje nos despedimos de uma das maiores repórteres do cenário jornalístico brasileiro. Glória Maria, a primeira jornalista a entrar ao vivo e em cores na Tv, tinha 73 anos e um diagnóstico de câncer no pulmão desde 2019. Apesar do tratamento bem-sucedido ela sofreu metástase e os novos tratamentos pararam de fazer efeito. Pensando nisso achamos importante explicar, através desde artigo, o que é e como a metástase ocorre.
Para entender a metástase primeiro é necessário saber o que é um tumor. Um tumor é um crescimento celular anormal em qualquer parte do corpo, que pode ser maligno ou benigno. Os tumores benignos não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.
A metástase ocorre quando células se separam do tumor principal, entram no sistema circulatório ou nos vasos linfáticos e migram livremente para outras partes do corpo. A metástase é imprevisível, pode-se descobrir a metástase juntamente com o diagnóstico da doença, só apresentar sinais de metástase anos depois do aparecimento do tumor primário ou nem chegar a sofrer metástase. Tudo depende do tipo do tumor, do momento do diagnóstico (precoce ou tardio) e do tratamento.
É importante deixar claro que a metástase não quer dizer que não existe mais opções. Consideramos o câncer como avançado ou terminal apenas quando não podem ser curados ou controlados por meio de algum tratamento, mas nem todos os cânceres metastáticos são cânceres avançados!
Infelizmente devido á complexidade da doença, não existe um único tratamento para a metástase, normalmente sendo realizado tratamentos combinados como quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, sem contar as medicações.
É necessário ter em mente que a medicina apresenta avanços todos os dias e se colocarmos em perspectiva que há cerca de 100 anos não havia nenhum tipo de tratamento para o câncer, hoje nós temos métodos e tratamentos para controlar a doença e permitir que o paciente tenha uma vida digna e íntegra.
Nossa equipe multidisciplinar está apta a lidar com pacientes de câncer e outras doenças.