Amanhã, dia 18 de março, é o Dia Mundial do Sono, onde ressaltamos a importância de dormir bem para a manutenção da saúde mental e, por sua vez, a importância da saúde mental para o equilíbrio da sociedade. Esse dia é uma iniciativa da World Sleep Foundation, representada no Brasil pela ABS, Associação Brasileira do Sono.
O sono é uma das necessidades fisiológicas mais importantes para a regulação do corpo, pois influencia diretamente na qualidade do sono, que por sua vez, diz muito sobre nossa rotina, nosso estresse e nossa saúde.
Dormir bem é fundamental em qualquer idade, porém, à medida que envelhecemos, o sono vai se modificando e, dependendo dos hábitos do cotidiano, ele pode sofrer desajustes.
Investir no sono do idoso faz parte da manutenção da saúde, pois, na terceira idade, por motivos como mudança de rotina, aposentadoria, uso de medicamentos, diminuição das atividades físicas, a atenção com o repouso precisa ser maior. Por isso fique sabendo que, nas pessoas acima de 65 anos, o recomendado é manter de 7 a 8 horas de sono por dia.
Pensando na saúde dos nossos pacientes vamos dar algumas dicas de como melhorar a qualidade do sono em idosos:
- não permita que sonecas durante o dia se estendam por mais de 30 minutos;
- organizar o ambiente de repouso do idoso para se seja calmo, sem ruídos e com baixa luminosidade;
- ingerir alimentos leves e líquidos ao menos duas horas antes de se deitar;
- vestuário adequado para dormir fazendo com que seja confortável e coerente com o clima.